O papel dos profissionais de TI

A Tecnologia da Informação (ou apenas TI) normalmente é definida como um conjunto de tecnologias, soluções digitais e sistemas que permitem a captura, o registro, o armazenamento e a análise de dados. Sua aplicabilidade é tamanha que pode ser inserida em diversas áreas, da agricultura às vendas de e-commerce.

Os profissionais desta área são responsáveis pelo gerenciamento e pela manutenção dos recursos digitais de uma empresa. Vale ressaltar, porém, que cada área da tecnologia tem um campo de atuação diferente. O gestor de TI, por exemplo, auxilia a empresa a não fazer investimentos desnecessários, o tecnólogo pode trabalhar com a administração de equipes e recursos técnicos, enquanto um especialista em suporte ajuda usuários com problemas diversos.

E é graças ao grande campo de atuação da tecnologia que um profissional do ramo pode se adaptar a diferentes setores. Assim, da indústria de tecidos à agricultura, analistas de rede, especialistas em bancos de dados e até desenvolvedores são facilmente alocados em alguma função.

A tecnologia se tornou absolutamente indispensável para a sociedade. Hoje, da emissão de um passaporte à declaração de Imposto de Renda, praticamente todas as nossas atividades podem passar por um meio digital, seja diretamente ou não. E é exatamente por ser responsável pelo cuidado com esses registros de grande valor que a TI passou a desempenhar um papel insubstituível nas organizações. Dessa forma, cada vez mais tecnólogos e analistas de TI serão requisitados pelo mercado brasileiro, a fim de ajudarem na integração da Tecnologia da Informação no país como uma forma de obter mais lucros e melhoria de vida. Acredite: promissor é apelido para esse mercado!

Fonte: blog.unipe.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *